quarta-feira, 6 de junho de 2007

Estado Natural

Final de campeonato. Escanteio. Jogadores se empurram na pequena área esperando a cobrança. A bola voa. O atacante salta antes do zagueiro e anseia pela bola que pousará perfeitamente em sua cabeça. Porém, centésimos de segundos antes da possível consagração do atacante, o zagueiro se desespera e crava seu cotovelo no estômago do atacante, que cai. Pênalti! Não nos olhos do árbitro, que levanta um cartão amarelo para o atacante por simulação. Parte do time lesado corre rumo à autoridade, mas algo muda sua direção. O zagueiro agressor ri do atacante agredido que ainda está no chão. Nos próximos segundos os dois times estão atracando-se brutalmente.

Na arquibancada, a multidão se agita. Seu estado gutural começa a tomar conta. Os olhos de todos brilham, quase saltam das cabeças. Os batimentos cardíacos aumentam o ritmo. A ansiedade risonha é palpável. Nesse momento ninguém pensa na “vergonha que é esse tipo de comportamento para o esporte”. O médico, o pedreiro, a advogada, a mãe de família, o jornalista, a criança, o lixeiro e a patricinha estão nivelados por seu eu inferior, bestial, infantil, esquecido, oculto, renegado, amortecido, mas não morto. O cardume de torcedores aglomera-se ainda mais perto da cerca e não pisca. Não pensa em ética. Não pensa em nada. Não brada, mas vibra, saboreia cada soco, cada chute. Orgulha-se da garra de seus representantes. Vê nos seus heróis da bola os antigos gladiadores que, nesse momento, saciam sua sede animalesca de sangue. E sem sujar as escamas. Quando os guerreiros são apartados, a torcida, ainda feliz, lentamente se acalma e volta para o foco principal. Gols.

8 comentários:

Unknown disse...

muito bom o texto/cronica XD
!!! continua escrevendoo que ta legal ..´
para responder sobre o relogio ... não é veridico eu juntei dois fatos somente, a quantidade de mortes que aparecem nos jornais e o relogio infeliz q fica do lado da minha cama, e tentei fazer uma critica a sociedade só isso mesmo ..

[Gustaff] disse...

um belo resumo do qué psicologia das massas ^^

Nauru Mendes disse...

MUITO BOM , GOSTEI , QUERIA ESCREVER ASSIM

Nauru Mendes disse...

NAURU.MENDES@UOL.COM.BR

Unknown disse...

Gostei moça.
escrita simples e direta.

Abraço
Canibal

Cláudia disse...

valeu pessoal, tenho alguns problemas com esse texto, mas legal saber q gostaram.

Doctor t. disse...

Ele tá meio confuuso à uma primeira lída, deve ser na hora em que tu descreveu os sentimmentos das massas, essa parte tirou um pouco o foco do início !!
No mais eu gostei !!
vc está apta para grandes descricões !!!

parabéns ! beijo !

Cláudia disse...

o que não gostei era que o foco deveria ser a massa e o início ficou demais... ehehe